ROTAM: Rondas Ostensivas táticas metropolitanas, Administração Felyps_Ox
Sempre havera situações críticas em que é necessária uma postura imediata e mais rápida e agil da polícia e é por isso que em todas as corporações de los santos há pelo menos uma unidade especial, popularmente chamada de tropa de elite, que é a ROTAM.
ROTAM E A PM DE LOS SANTOS SÃO TODOS UNIDOS, PODEM EQUIPAR E PEGAR CARROS SEM ALTORIZAÇÃO , AMBAS COM A MESMA LIBERDADE.
* O que um ROTAM pode fazer?
1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4º- Realizar resgates de pessoas seqüestradas que não sejam FARC ou GI,caso contrario SE TIVER MENOS DE 5 GN ON, COM 5 GN ON A GN AGE, COM 4 A ROTAM AJUDA.
5º- Ajudar a GN em atentados quando houver necessidade. MESMA COISA AJUDAR APENAS SE TIVER MENOS DE 5 GN ON.
6º- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas. E TAMBEM PEGAR LICENÇAS E TALVES RETIRALAS SE O PROPRIETARIO DEMONSTRAR ALGUMA IRREGULARIDADE.
7º- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
8º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
9º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
10º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
11º-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou líder,dependendo da ocasião.
12º-Para realizar o item 5, é necessário o pedido de ajuda da GN, caso contrário não vá.
13º-Para realizar o item 6, é necessário organização de um major ou superior.
14º-Para realizar o item 7, é necessário organização do cargo mais alto online.
* O que um ROTAM não pode fazer DE FORMA ALGUMA! (regras)
1- Dar /su em ASFARC ou GI, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão). TRS
2- Usar spray ou /imo em combate.
3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Atirar sem motivo. (DM)
5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- /equipar em combate.
10- Ir a HQ das FARC ou da GI.
11- Atirar em presos.
12- usar o /gov. sem permissão de um superior.
13- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
19- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da HQ ROTAM / PM )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
21- NUNCA SER ABUSER !
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
* Procedimentos ROTAM
1-RONDA
A ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
2-BUSCA DE PROCURADOS
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs.: Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.
3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS. (OP) OPERAÇÃO
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /TR após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL. Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
Essa operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.
Quando houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5 de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o motorista
faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros devem ser organizados por cargo 3 ou +,e não pode nunca ir sozinho nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é importante para se tornar um sargento da ROTAM.
6- SEMPRE EM TODAS AS OCASIÕES TENHA SUPER PACIENCIA COM NOVATOS NIVEIS 2 E 3, POIS ESTÃO APRENDENDO A JOGAR, QUANDO ENTRAREM NA HQ RECEBA ELES COM TOTAL PACIENCIA E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR.
IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!
*Armamento:
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gângsteres.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
* Comandos da ROTAM:
/dp – Vê todos os comandos policiais.
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/presos - Vê a lista de presos.
/procurados – Vê a lista de procurados RESIDENTES EM LOS SANTOS
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
/m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
/r Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN e médicos de Los Santos.
/al - Fala com os ROTAM de San Fierro(SF).
/pg2 – Abre o 1° portão da garagem do departamento policial (DP).
/pg1 – Abre o 2° portão da garagem do departamento policial (DP).
/pi – Abre a porta para o acesso às celas.
/pr – Abre o portão da recepção do departamento policial (DP).
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo). Só funciona dentro da base da
ROTAM ou na DP.
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (UTILIZADO SE O SUSPEITO NÃO ESTIVER EM COMBATE)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
/membros - vê os membros da rotam que estão online.
/prols1 - Abre a Garagem Direita do HQ.
/prols2 - Abre a Garagem Esquerda do HQ.
/entregar - CASO O SUSPEITO SEJA DE ALTA CRIMINALIDADE E FOR TRANFERIDO PARA A PENINTENCIARIA, TEM QUE TER MUITOS ANTECEDENTES CRIMINAIS PARA ISSO.
* Crimes para se utilizar no /su:
1- O COMANDO /SU SERVEM PARA DAR NIVEL DE PROCURADO NO SUSPEITO, PODE SER POR INDETERMINADAS COISAS, COMO APLICADO PARA ALGUMA IRREGULARIDADE POLICIAL.
*TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga - Suspeito foje de alguma revista.
*Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial. DESACATO TBM USADO POR XINGAMENTOS
*Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista. (USADO APENAS EM GG's)
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
*Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
*Invasão- Caso alguem entre na hq e se recuse a sair.
*RP - resistencia a prisão, quando suspeito reage a revista.
OBS: Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM, desde que o su seja muito louco, como xingamentos e ofenças, punição por su indevido é demissão.
* Penalidades (caso o suspeito se renda)
Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato, SE O SUSPEITO ENXE O SACO NO CARRO, METE 20 MINUTOS NELE.
Fuga: 10 Minutos
Vandalismo: 5 Minutos, CASO SEJA NOVATO E SE ENTREGUE DEIXE POR 3 MINUTOS.
Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos
Drogas ou materiais: 5 Minutos
Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 15 Minutos
Roubo: 5 minutoS
Cúmplice: 5 minutos
Invasão: 5 minutos
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
* CARGOS:
Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 444 e 555 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTAM quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demonstrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse
Cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org,Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
* MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA:
A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo PODE SER GG OU CIVIL E NÃO ESTEJA EM COMBATE, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.
Sempre havera situações críticas em que é necessária uma postura imediata e mais rápida e agil da polícia e é por isso que em todas as corporações de los santos há pelo menos uma unidade especial, popularmente chamada de tropa de elite, que é a ROTAM.
ROTAM E A PM DE LOS SANTOS SÃO TODOS UNIDOS, PODEM EQUIPAR E PEGAR CARROS SEM ALTORIZAÇÃO , AMBAS COM A MESMA LIBERDADE.
* O que um ROTAM pode fazer?
1º- Participar de operações para retomar áreas sob forte influência criminosa.
2º- Realizar a segurança de locais/pessoas importantes.
3º- Realizar rondas, onde a PRIORIDADE é retirar as drogas e materiais das ruas ou pegar procurados.
4º- Realizar resgates de pessoas seqüestradas que não sejam FARC ou GI,caso contrario SE TIVER MENOS DE 5 GN ON, COM 5 GN ON A GN AGE, COM 4 A ROTAM AJUDA.
5º- Ajudar a GN em atentados quando houver necessidade. MESMA COISA AJUDAR APENAS SE TIVER MENOS DE 5 GN ON.
6º- Organizar Blitz com o objetivo de retirar drogas e materiais das ruas. E TAMBEM PEGAR LICENÇAS E TALVES RETIRALAS SE O PROPRIETARIO DEMONSTRAR ALGUMA IRREGULARIDADE.
7º- Realizar operações para impedir rachas no aero de Los Santos.
8º-Para realizar o item 1, é necessária a organização de um major ou superior..
9º-Para realizar o item 2, é necessário o pedido de um prefeito ou líder de uma organização governamental.
10º-Para realizar o item 3,é importante a organização sendo feita pelo cargo mais alto online.
11º-Não é necessária permissão para o item 4,todos que estiverem online tem que ir,só é permitido ir sozinho um major ou líder,dependendo da ocasião.
12º-Para realizar o item 5, é necessário o pedido de ajuda da GN, caso contrário não vá.
13º-Para realizar o item 6, é necessário organização de um major ou superior.
14º-Para realizar o item 7, é necessário organização do cargo mais alto online.
* O que um ROTAM não pode fazer DE FORMA ALGUMA! (regras)
1- Dar /su em ASFARC ou GI, ou dar/su em zonas de guerra (Unity, Glen Park, Morro, Casarão). TRS
2- Usar spray ou /imo em combate.
3- Realizar DB em um suspeito à pé ou em bicicleta.
4- Atirar sem motivo. (DM)
5- Floodar (qualquer canal, seja o local, o /d, o /r, e muito menos o /gov).
6- Discutir no /r ou /d, principalmente se por motivos fúteis.
7- Desobedecer a ordens de um superior que tenham a intenção de organizar a situação.
8- Pedir cargo ou "puxar saco" de superiores.
9- /equipar em combate.
10- Ir a HQ das FARC ou da GI.
11- Atirar em presos.
12- usar o /gov. sem permissão de um superior.
13- sair da hq sem equipar ou /batercartao.
14- Não entrar no Team Speak antes ou pouco após logar(a não ser que tenha um bom motivo)
15- avisar quando for dar um /su (para não sair mais de um /su no suspeito)
16- Não comparecer em uma chamada na HQ, seja para o que for, chamou HQ largue tudo o que estiver fazendo e compareça rapidamente.
17- Não desrespeitar o colega, chingamentos entre membros ou brigas não serão toleradas.
18- Usar da autoridade como ROTAM para beneficiar a si mesmo. (Abuser)
19- Jamais revistar sem o suspeito estar de /handsup ( só se estiver dentro da HQ ROTAM / PM )
20- Não atirar no procurado sem antes mandar o /m.
21- NUNCA SER ABUSER !
OBS: A quebra de qualquer uma dessas regras poderá resultar na perda de cargo ou até demissão.
OBS: Regras como não permitir agressões morais ou uso de cheaters são redundâncias ou ser anti-rpg, pois são regras do próprio servidor, e quem
descumpri-las estará sujeito a punições dos próprios ADM's.
* Procedimentos ROTAM
1-RONDA
A ronda é sempre realizada em dupla (TAMBEM PODERA SER FEITA COM AMIS MEMBROS), a dupla é divida em motorista e atirador. O cargo mais alto da dupla pode escolher quem assume qual papel. Em uma ronda, o objetivo é retirar as drogas e materiais das ruas, abordando possíveis traficantes e retirando seus artigos ilegais. Caso o suspeito esteja portando drogas ou materiais ele tomará /su por drogas ou materiais, e levará voz de prisão e o policial faz o procedimento para prender o meliante.
MOTORISTA: O motorista tem o dever de escolher quem será abordado, e tocar a sirene quando passar perto dele. O motorista deve dar /su em caso de: TH, fuga (à pé). Em caso de fuga à pé, o motorista deve derrubar o suspeito com o carro, para que o atirador possa abatê-lo, sempre tomando cuidado para não tirar muita vida, pois se tornaria DB.O motorista só desce do carro caso haja reação armada do suspeito, e isso após dar o /su de TH.
ATIRADOR: O atirador tem o dever de usar o /m quando o motorista escolher quem será abordado. Após a sirene tocar, o atirador deve utilizar /m PARADO, DESÇA DO VEÍCULO E /HANDSUPCaso o suspeito desça do carro e dê /handsup, o atirador descerá da viatura, utilizará /revistar id, caso haja drogas ou materiais, eles deverão ser retirados e o suspeito tomar /su e ser levado preso. Se o suspeito estiver limpo deverá ser liberado depois que agradecer sua colaboração. Caso o suspeito desça do carro e dispare, o atirador deverá descer e revidar os tiros, lembrando que o motorista dará o /su por TH o mais rápido possível. Caso o suspeito fuja, a pé, o atirador deve persegui-lo também à pé, e abatê-lo.Caso o suspeito NÃO desça do veículo, o atirador deve dar /su id fuga (é o único /su que o atirador pode dar), e disparar contra o veículo apertando H e utilizando sua MP5.O atirador desce do carro conforme o suspeito. Se o suspeito desce, o atirador desce, caso ele entre no carro, o atirador entra.
2-BUSCA DE PROCURADOS
Quando for atrás de procurados é aconselhável ir no mínimo em duplas ou mais, o detetive deve dirigir, se possível o atirador ser mecânico,para abastecimento e reparo do veículo, o atirador digitar /procurados e dizer o id de quem deve ir atrás, e ele deve ir orientando o motorista usando /localizar id. Quando é encontrado o procurado o atirador deve dizer /m VOCE É PROCURADO SE RENDA E /HANDSUP E TUDO FICARA BEM OU SERÁ ABATIDO, caso o procurado coopere e dê /handsup você deve retirar as armas dele, revistar e retirar materiais e drogas,e diga para que entre no carro,conte até 5 para ele entrar,caso ele não entre pode abrir fogo,se ele entrar você deve algemá-lo e levá-lo parar a HQ para ser preso.,caso o procurado não coopere ele deve ser apenas abatido e morto.
Obs.: Caso o suspeito fuja no primeiro aviso, ele já deve ser abatido sem ter outra chance de se render,pois o mesmo já mostrou não ser digno de confiança,mas se com a chegada da ROTAM o suspeito já der logo /handsup,não atirem,conte até 5 e mande entrar no carro,o suspeito deve entrar no carro na contagem,se isso não acontecer pode abrir fogo.
3-RETOMADA DE ÁREAS SOB DOMÍNIO CRIMINAL, OU NEUTRALIZAÇÃO DE GUERRAS ENTRE GANGS. (OP) OPERAÇÃO
Essas operações só podem ser organizadas a partir de um ROTAM cargo 5 ou maior. Um plano estratégico é sempre necessário, sempre priorizando o fator surpresa da operação, o enfraquecimento dos criminosos na área e o sigilo, para que então se torne viável um confronto mais direto. Sempre siga o plano estabelecido previamente, e sempre tome cuidado para não entregar a sua posição e dos seus companheiros. Não utilize o canal local (chat normal) em operações e muito menos o /m. Sempre procure utilizar o /r para não entregar sua presença para o inimigo. Nestas operações nunca de /su. Em caso de território, apenas utilize /TR após o domínio do local. Caso um civil adentre uma área onde a segurança está sendo restabelecida, ele deverá receber um aviso /m CIVIL SAIA DO LOCAL. Caso ele não obedeça a ordem, poderá ser abatido. Sempre procure locais seguros e com boa visibilidade dos possíveis pontos de ataque de criminosos. Sempre cuide das costas. Em operações organizadas em duplas, NUNCA se separe da sua dupla, e sempre atire em quem dispare contra a sua dupla. Maiores especificações sobre operações ficam a cargo dos oficiais responsáveis pelas mesmas, que devem deixar claro o plano e como deverá ser realizada a operação.
OBS - É recomendado a pessoas que não tem envolvimento com o crime não entrar nos TR pois é área de grandes conflitos,em operação não é lugar para pessoas conversar,ou ficar de passagem.Quanto as gangues que entrarem no tr durante a operação que saiba que vai tomar bala e não adianta da /handsup em TR,pois 1 minuto que a gente perca prendendo um cara pode prejudicar na estratégia da operação.
4- OPERAÇÕES PARA IMPEDIR RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS.
Essa operações são em casos especiais,quando pessoas organizam rachas no aero de Los Santos,o que é proibido no local,a policia tem que intervir e retirar os corredores do local.Antes de chegar no aero deve ser mandado um /GOV ROTAM IMPEDE RACHAS NO AERO DE LOS SANTOS,para que todos fiquem sabendo que a rotam está chegando e se retire do local,quando a ROTAM chegar no aero quem ainda estiver lá dentro deverá tomar /su racha e ser abordado sendo levado preso.Depois que estiver limpo dentro do aero os policiais devem bloquear a entrada do mesmo para que motos ou carros não entrem mais,só será permitida a entrada a pé,pessoas que chegarem na entrada do aero devem ser avisadas pelo /m para se retirar do local,insistindo deverá tomar /su desacato e ser levado preso.Policiais não estão autorizados a atirar em pessoas que passem pela pista de entrada do aero,pórem quem de alguma forma desacatar os policias levará tiro.
5- TÁTICAS BÁSICAS PARA SEREM UTILIZADAS EM SEQUESTROS.
Quando houver conhecimento que está acontecendo um seqüestro,imediatamente os policiais tem que ser organizar para o resgate,largue tudo o que estiver fazendo e se reúna com seus companheiros para agir,um detetive nível 5 de preferência será o motorista,se for dividido em 2 carros vai um detetive para cada carro e se possível um mecânico em cada carro,assim os outros se dividem em números iguais nos carros,a primeira coisa que o motorista
faz é localizar o refém e ir atrás utilizando o /procurar,enquanto isso todos os outros membros preparam o comando /desamarrar id para ir floodando quando chegar perto do refém,nos casos de seqüestros com carros só é permitido atirar com autorização de um cargo 3 ou mais,pois eles já estão preparados para saber quando cessar fogo,o membros devem atirar apenas nos pneus e quando conseguir cessar fogo pois o carro já estará em desvantagem por ter um pneu furado,a partir dai sem atirar apenas tenta chegar perto e desamarrar.Nos casos de seqüestro de Heli só nos resta tentar chegar perto o Maximo possível e tentar desamarrar.Já em cativeiros os policiais devem agir rapidamente,geralmente o refém está desamarrado sob a mira de uma arma,então a estratégia para abater o seqüestrador e deixar o refém vivo não pode falhar.Em todos os casos de seqüestro nunca deixe o refém morrer.Logo quando anunciar o seqüestro olhe o id do seqüestrador e dê /su seqüestro se ele não for GI/FARC,no meio do seqüestro se estiver mais alguém ajudando deve tomar /su cúmplice.Lembrando que os seqüestros devem ser organizados por cargo 3 ou +,e não pode nunca ir sozinho nesses casos,a não ser você seja um major e saiba o que está fazendo pois para ir sozinho no seqüestro só em casos isolados,para estratégias mais detalhadas sobre seqüestros leiam o manual avançados,que é importante para se tornar um sargento da ROTAM.
6- SEMPRE EM TODAS AS OCASIÕES TENHA SUPER PACIENCIA COM NOVATOS NIVEIS 2 E 3, POIS ESTÃO APRENDENDO A JOGAR, QUANDO ENTRAREM NA HQ RECEBA ELES COM TOTAL PACIENCIA E SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR.
IMPORTANTE >>> SEMPRE QUE PEGAR ALGUM CRIMINOZO, SEMPRE LEVE ELE PARA SER PRESO NA HQ!!!
*Armamento:
Eagle- Principal arma. Utilize em confrontos de maior proximidade.
Shotgun- As vezes pode ser substituir a eagle, mas deixa você mais lento o que pode tornar um alvo mais facil
MP5- Utilize caso o inimigo possua menos de 50 de vida e nenhum colete, ou caso exista uma relação de 2/1 de rotams e inimigos. Ou contra veículos.
M4(cargo 3)- Utilize em confrontos de longa distância, contra veículos, contra inimigos sem colete ou caso haja uma relação de no mínimo 3/2 de rotams e gângsteres.
Rifle(cargo 3)- Utilize como binóculo para analisar a situação de locais distantes, e para abater ou enfraquecer inimigos antes de um confronto de maior proximidade. Seu tiro é muito fraco, então procure não utilizálo à toa entregando sua valiosa posição em troca de tirar menos da metade do colete do inimigo.
Spray- Utilize APENAS na cadeia, caso haja uma briga. Nunca utilize para matar ou em combate. Use em pequenas quantidades só para que os presos tussam e não possam lutar.
* Comandos da ROTAM:
/dp – Vê todos os comandos policiais.
/br – Cria uma barreira.
/rbr – Destrói sua barreira.
/presos - Vê a lista de presos.
/procurados – Vê a lista de procurados RESIDENTES EM LOS SANTOS
/retirar [drogas ou materiais] – Retira coisas ilegais dos presos, ou em uma ronda caso o suspeito siga as ordens.
/tr - Retoma a situação de uma certa área. Você terá que ficar no território por alguns segundos.
/m mensagem – (megafone)Fala alto para todos próximos à aquela área ouvirem. Ideal para rondas.
/r Fala no radio com todos os membros.
/d - Fala no rádio com todos os membros da ROTAM, PM, GN e médicos de Los Santos.
/al - Fala com os ROTAM de San Fierro(SF).
/pg2 – Abre o 1° portão da garagem do departamento policial (DP).
/pg1 – Abre o 2° portão da garagem do departamento policial (DP).
/pi – Abre a porta para o acesso às celas.
/pr – Abre o portão da recepção do departamento policial (DP).
/batercartao – Pega o seu distintivo, assim você pode prender alguém.
/equipar – Usado para pegar: Colete, Vida, Armas (As armas são definidas pelo seu cargo). Só funciona dentro da base da
ROTAM ou na DP.
/gov – Dá um aviso do governo ao público.(apenas com permissão de um superior).
/imo - Paralisa a pessoa mais próxima. (UTILIZADO SE O SUSPEITO NÃO ESTIVER EM COMBATE)
/arrombar - Entra em uma casa trancada. (só utilizar em operações especiais, e com permissão do oficial comandante)
/membros - vê os membros da rotam que estão online.
/prols1 - Abre a Garagem Direita do HQ.
/prols2 - Abre a Garagem Esquerda do HQ.
/entregar - CASO O SUSPEITO SEJA DE ALTA CRIMINALIDADE E FOR TRANFERIDO PARA A PENINTENCIARIA, TEM QUE TER MUITOS ANTECEDENTES CRIMINAIS PARA ISSO.
* Crimes para se utilizar no /su:
1- O COMANDO /SU SERVEM PARA DAR NIVEL DE PROCURADO NO SUSPEITO, PODE SER POR INDETERMINADAS COISAS, COMO APLICADO PARA ALGUMA IRREGULARIDADE POLICIAL.
*TH- tentativa de homicídio (qualquer agressão física a um indivíduo, ou armada a um veículo tripulado)
*Fuga - Suspeito foje de alguma revista.
*Vandalismo- agreção física a um veículo tripulado.
*Desacato- Desobedecimento de ordens policiais, após um aviso /m "ordem" ou levará /su por desacato! ;ou agressão moral a um policial. DESACATO TBM USADO POR XINGAMENTOS
*Seqüestro- Caso o seqüestrador não seja de uma org terrorista. (USADO APENAS EM GG's)
*Invasão- A locais proibidos ou interditados, após um aviso.
*Cúmplice- caso um suspeito seja cúmplice se fuga ou seqüestro.
*Ajuste- por DM ou desacato policial quando estiver na cela.
*Roubo- caso alguém roube algo na sua frente, como um veículo.
*Assalto- Caso veja um assalto acontecendo, só tente impedir se tiver membros suficientes.
*Racha- Utilizado para quem estiver fazendo racha no aero de los santos.
*Drogas- Para um suspeito que estiver, portanto drogas.(só utilizado em ronda )
*Materiais- Para um suspeito que estiver portando materiais. (só utilizado em ronda )
*Invasão- Caso alguem entre na hq e se recuse a sair.
*RP - resistencia a prisão, quando suspeito reage a revista.
OBS: Nenhum outro tipo de /su deverá ser usado por um ROTAM, desde que o su seja muito louco, como xingamentos e ofenças, punição por su indevido é demissão.
* Penalidades (caso o suspeito se renda)
Desacato: Vai de 5 a 20 minutos,dependendo do nível do desacato, SE O SUSPEITO ENXE O SACO NO CARRO, METE 20 MINUTOS NELE.
Fuga: 10 Minutos
Vandalismo: 5 Minutos, CASO SEJA NOVATO E SE ENTREGUE DEIXE POR 3 MINUTOS.
Tentativa de Homicídio (TH): 10 Minutos
Drogas ou materiais: 5 Minutos
Seqüestro: (Se raptarem o seqüestrador): 15 Minutos
Roubo: 5 minutoS
Cúmplice: 5 minutos
Invasão: 5 minutos
OBS: Caso o suspeito se renda, qualquer artigo ilegal que ele carregue deve ser retirado.
Após ele se render, /m entre na viatura , e /algemar id
Leve-o para a HQ ROTAM e prenda-o conforme as penalidades.
OBS: PENALIDADES ACUMULATIVAS!
* CARGOS:
Cargo 1 - Por enquanto encontra-se em treinamento, deverá fazer aquilo que os seus superiores mandarem.
Cargo 2 - Soldado - Membro "fixo" , realiza rondas, busca de procurados, participa de seqüestros apenas junto a um cargo 3 ou superior para ser promovido é necessário ler o manual avançado, o líder fará teste se for bem será promovido.
Cargo 3 - Sargento - ajudar os cargos abaixo dele a aprender a jogar , pode rondar e pegar os /tr,organizar resgates de reféns,o sargento foi um soldado que demonstrou ter capacidade para subir de cargo por cumprir com seus compromissos de forma correta.
Cargo 4 - 1º Tenente - São membros experientes que já tem uma certa confiança do líder,deve sempre orientar o cargos inferiores a nunca ficarem sem fazer nada na HQ,sempre estar chamando pra rondar ou caçar procurados,o 1º Tenente é o cargo que precisa mais demonstrar trabalho pois sua promoção leva a ser um dos cargos mais importantes da ROTAM que é o major e com muito responsabilidade.
Cargo 5 - Major - Abaixo do sub líder é o cargo mais alto da ROTAM,podem iniciar operações e fazer treinamentos diários,além de organizar os membros,pois um major já sabe tudo que deve ser feito.
Sub Líder 444 e 555 - Esses dois são os homens de confiança do líder,eles lideram a ROTAM quando o líder está ausente,esses dois tem que honrar esse cargo de muita responsabilidade e continuar demonstrando trabalho,pois com uma saída do líder um desses será o escolhido para assumir a liderança da ROTAM,porém nunca chegue nesse
Cargo de olho na liderança e sim com vontade de ajudar o seu líder a melhorar sempre a org,Os sub tem o poder de demitir qualquer um portanto que seja por justa causa,nenhum sub líder está autorizado a fazer testes ou convidar alguém para a org,se feito isso irá perder o cargo de sub-lider.
* MEDIDAS ANTI-DENÚNCIA:
A ROTAM é a org mais cobrada e criticada, e qualquer descuido de um membro resulta em denúncia no fórum.
Estas são algumas dicas para impedir que você seja denunciado por abuso.
1- O comando /su muitas vezes buga, e não aparece que você o usou para você ou outros policiais, mas para o suspeito aparece, e ele ganha nível de procurado. Se você usou um /su e não apareceu a confirmação no chat, aperte T e depois a seta para cima, para rever a mensagem. Se você checar que digitou o comando sem erros, NÃO O USE DE NOVO! Para o suspeito todos os /su vão aparecer, e ele pode te acusar por flood de /su.
2- Quando for utilizar o comando /imo, tenha certeza de que o suspeito está realmente fugindo PODE SER GG OU CIVIL E NÃO ESTEJA EM COMBATE, pois algumas vezes ele pode estar apenas se posicionando melhor no combate, e não fugindo.
3- Não ataque orgs que atacaram a ROTAM por "revide". Mas lembre-se de dar um /su viável, para que você tenha justificativa de atacar estes players depois.
4- Pense bem no que fazer em momentos mais tensos, pois na maioria das denúncias contra ROTAM's, o primeiro ato foi justificável, mas logo em seguida o ROTAM xinga ou mata o acusador sem motivo, perdendo assim qualquer chance de se defender com sucesso no forum.